quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Time


Gosto de filmes que se passam no futuro, gosto da forma como o projectam, porque cada argumento, mesmo que a realização ou os actores não valham um chavo, pode encerrar um conceito particularmente interessante.
Como imaginamos o mundo daqui a 20 anos ou daqui a 100? Por mais que os filmes nos mostrem um mundo altamente tecnológico, seres extraterrestres a invadir a terra, humanos a viajar pelo espaço, a verdade é que o mundo nunca evoluiu como os filmes o mostram. Lembram-se da série de ficção científica dos anos 70, Espaço 1999? Sempre achei curioso chegarmos a 1999 e o mundo continuar tal como o conhecemos, sem naves espaciais, sem maillots colados ao corpo, sem teletransporte... Mas há que reconhecer que em 2000 anos de história muita coisa mudou, o homem inventou a roda, começou a viajar de avião, descobriu a energia nuclear (para nosso mal), foi á lua e tentou ir a Marte, manipulou a ciência, a sociedade, a economia e continuou a aperfeiçoar a tecnologia, mas até ver nunca conseguiu transportar para a realidade, a imaginação que um filme comporta. Terão que se passar mais 1000 anos para que tal aconteça?


Este In Time, tem como conceito o tempo de vida do ser humano. No futuro, a genética não permite que as pessoas envelheçam depois dos 25 anos, mas só podem viver mais um ano após isso. Excepto se comprarem mais tempo. O tempo agora é dinheiro. Ganha-se e gasta-se. Os ricos podem viver eternamente, o resto das pessoas não.
Um enredo que à primeira parece substancial e digno de filme de culto, no entanto os ingredientes não são bem cozinhados e a história às tantas perde a originalidade para se tornar numa cópia de Bonnie & Clyde dos tempos futuros. Vale sim pela premissa e pelas várias carinhas larocas de Hollywood que dão ar da sua graça nem que seja por poucos minutos: Olivia Wilde, Matt Bomer, Amanda Seyfried, Alex Pettyfer, Rachel Roberts, Cillian Murphy. Só ainda não consegui engolir o Justin Timberlake como actor, mas isso é outra história.


Nenhum comentário: