A empresa Benetton
teve origem em Itália em 1955, quando Luciano Benetton que trabalhava como
vendedor percebeu que as pessoas queriam cor nas suas vidas, em especial nas
roupas. Vendeu uma bicicleta, comprou uma máquina de costura e passou a fabricar
Sweaters. A boa recepção das suas peças motivaram-no a pedir ajuda à irmã e aos
dois irmãos e depressa a marca se tornou num império familiar.
A roupa da
Benetton, nos idos anos 90 era associada a pessoas com posses e classe, daí ter
surgido a alcunha de “Betinhos” a
quem vestia a marca Benetton ou similar.
Contrariando
a aspecto mais formal da roupa e de quem a vestia, as campanhas publicitárias
da marcam seguiam um rumo totalmente oposto. O fotografo Oliviero Toscani, responsável
por muitas das campanhas na década de 90, fê-las de uma forma totalmente
inovadora e ousada, retratando o mundo, a sida, o racismo e causando um impacto
e polémica nunca antes visto.
Podemos não
entender á primeira o que se está a querer vender. Roupa? Não. Mas sim uma
marca e um conceito. Aqui ficam algumas imagens emblemáticas.
Um comentário:
é interessante. não conhecia a história da marca.
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