quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Sky Ferreira música a música



A carreira musical de Sky Ferreira começou em 2009 com 17 (de idade também), uma música electro pop cuja letra fala da uma rapariga que quer sair com os seus amigos mais velhos usando uma identidade falsa. No vídeo Sky canta com os amigos e depois no quarto, até escapar de casa para ir a festas, beber, curtir com pessoas mais velhas e envolver-se numa provocante cena de sexo. Algo me diz que isto tem muito de autobiográfico.


No vídeo de One, a lolita apercebeu-se do seu potencial fashion e usa e abusa do incrível look, são feitos close-ups e slow motions de Sky que a partir daqui se tornou numa estrela em ascensão nas mais diversas áreas. A música abusa dos sintetizadores numa explicita inspiração 80’s, mas num pop muito moderno e fresco.



Ainda em 2010 seguiu-se Obsession, um pop ligeiro altamente dançável com um refrão orelhudo. No vídeo Sky tem uma paixoneta por um homem mais velho do género canastrão interpretado pelo ator Michael Madsen.



Em 2011 sai finalmente um EP “As If!” com 5 músicas perfeita:. Sex Rules é o single de avanço, não tem direito a vídeo, mas serve como tema da campanha para o perfume CK One. A letra é descarada e vem embalada por batidas e sintetizadores retro que parecem retirados do disco de estreia de Madonna. É viciante. O single que se segue Traces é uma balada soturna e cheia de metáforas, Sky tenta eliminar da mente as memórias de um ex-namorado, magnificamente transformada numa vampira. Heter’s Anonymous, 99 Tears e 108 são as restantes músicas do EP e merecem ser ouvidas.



Já este ano novas músicas são lançadas como avanço de um novo EP (ou de um álbum por duas vezes adiado). Red Lips é o single, mais rock e menos eletro, daí não me ter apaixonado à primeira. O vídeo também não me encantou... isso de deixar uma tarântula caminhar pelo corpo e espalhar baton pela cara, não é de todo algo que me deslumbre.


Mais duas músicas foram dadas como certas no futuro álbum: Lost in my Bedroom, que já ouço 30 vezes por dia e Everyting is Embarrassing, uma balada com piano melancólico, sintetizadores sombrios e vocais suaves, que se reúnem para falar sobre um relacionamento problemático onde nada deu certo. Uma ambiência dance-dark que aos primeiros acordes nos leva para um baile de finalistas dos anos 80.
Agora é esperar pelo próximo vídeo e o tão aguardado álbum.
 

3 comentários:

Zé da Trouxa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zé da Trouxa disse...

Nos Estados Desunidos há mais uma Ferreira, mas desconheço se também é de ascendência portuguesa.


http://www.imdb.com/name/nm0960912/

crónicas da vida disse...

Boa chamada de atenção.
Já vi um filme com ela e reparei no sobrenome: Lyndsy Fonseca.
Sim tem pais portugueses.