domingo, 29 de janeiro de 2012

Andy Bates

Outra série acabadinha de estrear é Andy Bates Street Feasts. Andy Bates (ou Pie Man) é conhecido pela saudável e tradicional comida inglesa que vende na sua banca no mercado na Whitecross Street. Nesta série, Andy viaja pelo país, explora o mundo da comida de rua, os produtores, os ingredientes locais, as histórias por detrás e por fim reinventa receitas.
Parece-me que na Inglaterra caras novas são lançadas a cada temporada, uma lufada de ar fresco na área da culinária nada comparado a este Portugal que vive e alimenta os mesmos “velhos do Restelo” de sempre, como se de alguma estranha sociedade secreta, maioritariamente masculina, se tratasse.
Andy é o boy do momento e o conceito que explora é a comida que se vende em barracas na rua e que não têm que ser necessariamente fast ou de má qualidade. A cada programa ficamos abismados com o exemplo Inglês onde comer na rua à hora do almoço é uma realidade enraizada, a milhas deste país onde só se comem cachorros, hambúrguers e kebabs às tantas da manhã numa roulotte de 5ª quando se saí da discoteca. O programa mostra-nos também pessoas que têm pequenos negócios no ramo da alimentação, sejam amadores, vegetarianos, multiculturais, tradicionais, orgânicos ou biológicos, o que há de curioso nisto é que todos vendem em feiras e mercados de rua. Um cortar com os conceitos de chef e gourmet tão explorados até à exaustão em demais programas e nos mostram comida de verdade para pessoas reais, uma ideia bem mais económica e visionária.
Algo me diz que num futuro próximo os restaurantes vão ser ultrapassados por opções mais baratas como a chamada street food, para nós será um novo life style, falado e comentado em telejornais como se de uma nova moda ou invensão se tratasse, o certo é que outros países já a exploram.





Nenhum comentário: