sexta-feira, 7 de junho de 2013

Bandas Sonoras



Por falar em bandas sonoras, fui ao móvel dos CDs ver as que tinha e encontrei 14, as minhas favoritas de sempre, cada uma com razões muito específica, que passo a descrever e exemplificar:

01 Plunkett & Macleane (1999)
É simplesmente um dos meus filmes de época favoritos, no elenco estão dois atores de eleição e as músicas misturam o instrumental clássico com batidas eletrónicas. Craig Armstrong é o compositor de serviço e consegue a proeza de conceber algo inédito e do mais inovador que já ouvi.


02 Amélie Poulain (2001)
O filme é aquela obra prima que ficou na história do cinema e que me fez desconjurar Hollywood por não lhe ter atribuído nenhum Oscar. A banda sonora funde-se com o filme e é impossível não gostar. Memorável. 

03 Moulin Rouge (2001)
Este filme é outra obra prima que Hollywood desprezou na hora de entregar os Oscares. Tratando-se de um musical escrito e realizado por Baz Luhrmann e com a batuta de Craig Armstrong, o produto final só podia ser originalmente criativo e um delírio audiovisual. Quanto às músicas, uma miscelânea de versões e adaptações de hits intemporais, com canções originais impecavelmente cantadas pelos atores, elevaram este filme à perfeição.


04 Black Cat White Cat (1998)
Dos primeiros filmes que tenho memória de ver no cinema e que me apanhou numa época que a música dos Bálcãs me fazia pular e dançar. Emir Kusturica é o realizar do filme e também o mentor do grupo The No Smoking Orchestra. É pra dançar pessoal.


05 Underground (1995)
Este filme é anterior a Black Cat White Cat e por aí percebemos as linhas que Kusturica iria seguir na realização e na sonoridade. Um gypsy folk dos Bálcãs ainda mais puro e de por o corpo todo a mexer.


06 Michael Collins (1996)
Confesso que não vi o filme, porque não gosto muito de reconstituições políticas, mas quando me deram a ouvir a banda sonora gostei imediatamente. Clássica com orquestra e instrumentais irlandeses, um deleite para os ouvidos.


07 Kingdom of Heaven (2005)
Segue a mesma linha da banda sonora com instrumentais clássicos misturados com cânticos e sonoridades de outras origens e latitudes.


08 Monsoon Wedding (2001)
O filme é indiano e as músicas também, um bom exemplo de uma sonoridade que em tempos me apaixonou.


09 Crazy/Beautiful (2001)
Primeiro apaixonei-me pelo filme, um romance duro e nada linear, depois pela banda sonora, alternativa q.b.


10 Stealing Beauty (1996)
Com este filme fiquei a sonhar com uma viagem à Toscania, fiquei encantado pela Liv Tyler e descobri uma banda sonora cheia de canções sofisticadas e intemporais.


11 Empire Records (1995)
Um filme que marcou uma adolescência sedenta de música, romance e ídolos, pelo menos a minha assim foi. As músicas são frescas, pop e marcam a época, the glory 90’s.   


12 50 First Dates (2004)
Uma comédia romântica como tantas outras, mas com uma banda sonora surpreendente. Aqui podem-se ouvir vários hits dos anos 80 com novas roupagens, mas em duetos e parcerias imprevistas.



13 Mamma Mia (2008)
Todos os hits dos Abba compilados num musical. Recomendado aos saudosistas, aos amantes do revivalismo 70/80 e a todos os bem dispostos ou os que querem ficar.


14 Hoodwinked (2005)
Os filmes de animação por norma têm as melhores bandas sonoras. São míticas as canções que ganharam Oscares e que pertencem a filmes da Disney, não é este o caso, mas tem uma ótima sequência musical. O filme é divertido nas horas, e não é por eu ser fã do conto do capuchinho vermelho.

Nenhum comentário: