quarta-feira, 27 de julho de 2011

Masterchef


Desde que vi pela primeira vez o programa de culinária Nigella Bites com a carismática Nigella Lawson, que a minha vida televisiva nunca mais foi a mesma. Desde essa altura que comecei a devorar tudo que diz respeito a culinária, fossem eles programas, concursos ou informativos sobre produtos biológicos, agricultura, ambiente e afins.
Segui o fresco Entre Pratos e o agradável Dias com Madalfa. Aborreci-me com o Chakall & Pulga mas encantei-me com a Delicious Miss Dahl. Espio o Ingrediente Secreto mas anseio pelo Baking Made Easy da Lorraine Pascale, que teima em não chegar! Contento-me e muito bem com o canal Food Network, que apesar das repetições me deram a conhecer a Barefoot Contessa da Ina Garten  e o Everyday Italian da Giada de Laurentiis. Ainda passo os olhos pela Paula Deen e pelo Dave Lieberman como quem não quer a coisa. Acho que não me esqueci de ninguém! Ah pois, isto para não falar dos concursos. Segui 3 temporadas de Top Chef, várias empreitadas de Hell’s Kitchen e um Masterchef Austrália que já chateia de tão interminável.
É por gostar muito de culinária e de programas com esta temática que aguardava com curiosidade o Masterchef Portugal. Pois, logo no primeiro episódio a expectativa saiu gorada pois não me apaixonou. Tratando-se de uma adaptação do Masterchef Austrália que passa na SIC Mulher, acho que também não ia gostar se fosse uma cópia fiel, porque comecei a seguir o programa com curiosidade, mas a coisa arrasta-se de tal maneira que já perdeu a graça. São provas de grupo, são desafios de imunidade, são eliminações e são aulas de culinária, aquilo que começou em Janeiro com 24 concorrentes, ainda vai a meio, fazem-se apostas se passa o final do ano. Seria um mau exemplo, o Masterchef Portugal ir por esse caminho. Felizmente não foi e pelo que vi no primeiro programa, foi dinâmico na realização, com cenários super bem concebidos, uma apresentadora que cresceu e a promessa de muitas emoções fortes. Tinha os ingredientes necessários para ser um excelente programa, mas o papel do júri é que está a destoar.
Primeiro que tudo, se o programa é Português que raio faz ali um Jugoslavo, até parece que não há mais chefs neste País, é como convidarem o De Camilis para tudo que é programa de dança! Também não entendo porque estão os três armados em carrascos, a tratar mal e a deitar abaixo os concorrentes quando no Masterchef original nada disso acontece, antes pelo contrário, elogiam e enaltecem os participantes, afinal de contas eles não são profissionais. Como tal não têm que saber a temperatura exacta do óleo, que não se serve legumes crus e cozidos no mesmo prato, que a couve-flor é cozida em leite e não em água... se o molho fica á direita ou á esquerda ou se o bacalhau sabia nadar. Em pouco tempo este júri já emitiu tremendas injustiças ao excluir participantes que eram bons, muito bons cozinheiros... Aíiiii esta filtragem de concorrentes que só levanta duvidas!?!?
Ainda não sei se o programa vai contemplar as aulas dadas pelos chefs, mas devia, afinal os concorrentes são amadores e estão ali para aprender, não para ser fuzilados no primeiro acto, assim o programa fica rotulado de Ídolos, o que não se encaixa de todo no conceito original. A não ser que tenha havido um erro de nome? Dados os altos requisitos exigidos aos concorrentes, o programa deveria designar-se Top Chef, mas cheira-me que está a caminhar para um Hell’s Kitchen, só falta começarem a berrar, chamar nomes e atirar comida para o lixo. Só que nesses programas os participantes são profissionais, enquanto no Masterchef são amadores. Pormenores que fazem alguma diferença.

Nenhum comentário: