sábado, 1 de setembro de 2012

Listas



Por norma o último dia de Agosto (e o último dia de aulas), é o momento mais aguardado pelos professores, pois é quando o ministério revela as tão famosas listas de colocações. Se já é triste a vida profissional de milhares de pessoas estar dependente de uma lista, pior é quando ela dita o fim de uma carreira. Até aqui, não ficar colocado à primeira nem sempre significava ficar de fora, pois periodicamente iam saindo colocações e sempre se conseguiam arranjar algumas horas através de ofertas de escola. Mas as mudanças implementadas para este ano letivo e sobretudo o fim do par pedagógico de EVT ditou que nesta disciplina nenhum contratado fosse colocado. Os números avançados dizem que ficaram 5 mil professores fora das listas, a mim parece-me que mais de metade devem ser de EVT!
Depois de 10 anos no ensino, vejo assim um stop sem retorno na minha profissão, porque pelo andar da carruagem nem com ofertas de escola haverá hipótese de arranjar um lugar numa escola. E agora o que se faz quando o nosso posto de trabalho é extinto!? O que vale é já estar preparado para este momento há algum tempo, com opções e ideias que foram ganhando forma e postas em prática. Posso dizer que não fui apanhado desprevenido, tenho negócios em andamento, faço coisas para vender e outras ideias estão a surgir. Como é óbvio irei colocar tudo aqui no blog, mas cada coisa a seu tempo. Keep calm and wait...


Nenhum comentário: