domingo, 16 de setembro de 2012

Incógnita



Porque é que sempre que se fala em PCP tem que vir á baila Cuba, Russia e China! Concordo que são países muito rígidos, mas têm uma tradição/regime comunista que nós não temos, não há sequer ponto de comparação. Alguém acha mesmo que alguma vez iríamos ser uma Russia!? Se calhar estaríamos melhor do que estamos agora... é uma incógnita, se não experimentarmos nunca saberemos!!!


6 comentários:

Zé da Trouxa disse...

Meu amigo, devo dizer que discordo do texto. E estas redes sociais servem para trocar ideias.

Quando se fala do PCP, referem-se esses países porque são as referências desse partido.

E não é preciso experimentar para saber. Não é preciso ter vivido na Alemanha Nazi para saber o que se passou lá. Ou na Alemanha de Leste pós-guerra, etc.

crónicas da vida disse...

Mas que ideia bacoca é essa. Alguma vez o nosso pais ia ser uma Alemanha Nazi ou uma Russia, ou uma China!!! São esses medos dos fantasmas do passado que fazem as pessoas temer um futuro num outro partido que não o PS ou o PSD. Pois os problemas do presente e que se vão propagar pelo futuro, precisamente provocados por esses dois partidos que sempre estiveram no governo, são bem mais prejudiciais.

Zé da Trouxa disse...

Bom, se elegermos um partido que tem como modelo de desenvolvimento a Coreia do Norte, como é o caso do PCP, acredito que Portugal sairia do Euro, ficaria sem acesso aos mercados internacionais e não recuaria uma década como recuou agora, mas 30 ou 40 anos, ou até bastante mais. A história serve para se aprender com ela. Basta pensar nos países de leste, como a Polónia ou a Checoslováquia, que eram países prósperos até a União Soviética os ter ido salvar. Acredito convictamente que o PCP iria afundar o país para os próximos 100 anos.

Mas não quer dizer por isso que apoie o PS ou o PSD. Nenhum partido dos que existe neste momento poderia orientar devidamente o país. O que seria necessário era uma constituição nova em que se pudesse chegar ao poder sem ser através dos partidos, que são ninhos de interesses contra a sociedade. A sociedade está mal estruturada. Mas trocar um mal por outro ainda maior não é solução.

Qual a solução do PCP, ou do BE? Onde vão eles arranjar dinheiro? Eu se fosse alemão não quereria enviar nem um tostão para estes países resgatados tal como, como português, me sinto revoltado com o dinheiro que vai para a Madeira. Sinceramente, muita paciência tem a Troika.

crónicas da vida disse...

Como é que pode basear-se na história de outros países, quando a nossa realidade e contexto é outro totalmente diferente!? O país está como está e não é por culpa do PCP ou do BE. Ninguém pode acusa-los de terem prejudicado o país, pois nunca estiveram no governo nem nunca tiveram força ou apoio parlamentar para se oporem as leis ditadas pela maioria, logo não podem dizer que eles iriam ser assim ou assado, que iriam ser maus e carrascos, baseando-se apenas em suposições.
E porque é que as pessoas têm que desejar o que não existe quando ainda têm outras opções de voto!? Como podem dizer que nenhum partido que existe neste momento poderia orientar o país, sem antes experimentar aqueles que nunca tiveram voz ativa. Concordo que os chefes desses partidos não transmitem grande poder de liderança, estão confortavelmente habituados a ser da minoria e do contra, mas ha que dar-lhes a chance de mostrar o que são capazes. Se o povo vota para por, o povo também vota para tirar, se ninguém gostar deles, nas eleições seguintes volta a meter lá outro e é tão simples quanto isto.
Mas se insistem em utilizar exemplos de outros países, esqueçam de vez a URSS e as demais e olhem sim para o exemplo do Brasil, onde os trabalhistas fizeram tanto pelo país em tão pouco tempo.

Zé da Trouxa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zé da Trouxa disse...

Bom, se a aplicação duma ideologia pode ter resultados um pouco diferentes consoante o país, não deixa de tratar-se da mesma ideologia. Einstein tinha uma frase que era: "loucura é fazer sempre o mesmo e esperar resultados diferentes". Eu por mim posso ter alguma simpatia em abstracto pela ideologia comunista, pelos princípios da igualdade, mas não posso alhear-me dos resultados que essa aplicação teve. E ainda para mais, os partidos ditos de esquerda em Portugal, não tem uma ideologia consistente. São contra o grande capital. Isso percebo. Mas depois querem que o país se vá financiar ao grande capital, vulgo mercados, para pagar as contas.

Além disso trabalhista não é igual a comunista. Na Inglaterra já teve o partido trabalhista no poder e também não era de inspiração marxista.