quinta-feira, 16 de agosto de 2012

St. Swithin's Day


Há 17 anos que adoro esta música e me questiono o que raio se passou no dia de São Swithin! Hoje deu-me para investigar e encontrei tudinho.
São Swithin (ou mais corretamente, Swithun) foi um bispo saxão de Winchester, ficou famoso pelos presentes de caridade que dava e pela construção de igrejas. O bispo pediu para ser sepultado na rua e durante 9 anos o seu desejo foi seguido, até que os monges de Winchester removeram os restos e colocaram no interior da capela a 15 julho de 971. A lenda diz que houve tempestades durante a cerimónia e no seu aniversário. Isto levou ao ditado popular que se chover no dia de São Swithin choverá nos próximos 40 dias seguidos e se tiver sol serão 40 dias de bom tempo. Mas isto não passa de um mito, que foi posto á prova por 55 ocasiões e tal não sucedeu.
Há ainda um ditado que diz se chover no dia de S. Swithin, as maças serão abençoadas, assim os produtores acreditam que as maças não devem ser apanhadas ou comidas antes do dia 15 de julho, altura que ficarão totalmente maduras.
Pelo sim pelo não, a 15 de julho as pessoas continuam a olhar para o tempo e a deduzir como serão os próximos 40 dias.


Billy Bragg - St. Swithin's Day (1985)
 
Dubstars - St. Swithin's Day (1995)