sexta-feira, 13 de abril de 2012

Pesadelo


Aqui me confesso: o meu maior pesadelo é falar em público! Parece contraditório e tolo vindo isto de um professor com 9 anos de serviço, mas não é a mesma coisa. Tudo se resume à faixa etária dos ouvintes, falar para crianças de 9 até, vá… 14 anos, não é a mesma coisa que falar para adultos, ou até mesmo adolescentes maiores. Daí a apresentação do trabalho da cadeira de Produção Gráfica que ocorreu há pouco ter sido uma desgraça…
O trabalho estava feito, o powerpoint com o resumo ajudava, algum ensaio também foi feito, não fui o primeiro o que favorece quando se vê os erros dos outros, o público era reduzido (apenas 7), enfim só vantagens, acontece que não eram crianças…
Não sei que raio se me dá quando abro a boca e quero desligar-me do que está escrito para dar a entender que sei do que quero falar e quase sempre tenho uma branca. Depois penso: “começa a ler que ajuda!” é então que a voz treme, nota-se a milhas que estou híper mega nervoso, parece que não faço a mínima do que estou para ali a dizer, começo acelerar e só acalmo quase no fim... quando a reputação já foi toda por água abaixo. Dammit!!!

Um comentário:

Livro da Actualidade disse...

Eu confesso que nos primeiros anos da minha profissão, advogado, tinha muita vergonha em falar em público mas com o tempo passou e agora não tenho problemas em falar em público.
Força para passar esse problema!