quinta-feira, 5 de abril de 2012

Papa Quilómetros


Quando soube que Ljubomir Stanisic iria apresentar Papa Quilómetros dois pensamentos me ocorreram: “Oh não, outro apresentador que precisa de legendas!” e “Bolas, já não há pachorra para programas de cozinheiros que correm o país à procura de coisas para cozinhar!”… mas foi então que duas surpresas sucederam. Aos primeiros segundos Stanisic a falar português quase perfeito e com piadas brejeiras… que evolução, e minutos depois, de uma temática mais que vista, estava perante um produto muitíssimo bem conseguido… ao mais alto nível!
Primeiro o que salta à vista é a qualidade da realização, uma lente amarelada que coloca calor em tudo que filma e que torna o que vemos ainda mais bonito, depois as paisagens naturais, deslumbrantes, de um Portugal mais que conhecido e que só uma produção cuidada consegue criar a ilusão de que se trata de um mundo por descobrir, os cenários também não são escolhidos à toa, amigáveis e acolhedores dão-nos vontade de querer lá estar e claro as receitas, que fogem ao trivial e primam pela originalidade, sempre com uma mesa rica de ingredientes, muito bem conseguida pela equipa do decor.
Ljubomir Stanisic pode ter um nome difícil de pronunciar, pode ser mais um estrangeiro a ter sucesso em Portugal o que me leva a pensar “mas será que não temos cá mais ninguém!?”, mas durante aqueles 60 minutos esqueço tudo e as cenas do próximo episódio deixam-me com muita água na boca para o que vem a seguir. 


Como eu adoro música dos países de Leste (ainda não tinha dito pois não…)


Um comentário:

Livro da Actualidade disse...

É um bom programa, sim senhor. E é notória a evolução do português de Ljubomir.
O programa é realmente muito rústico e ao mesmo tempo muito original e também bastante acolhedor. Já somos dois eu sou um grande fã dos países e da música de Leste.
Cumprimentos