sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Futuro


O meu futuro profissional começa a preocupar-me. Depois de este ano não ter sido colocado, graças à eliminação da disciplina Área de Projecto, e ter andado á procura de ofertas de escola, chegou a certeza que para o ano vai ser pior, muito pior. Das ameaças passaram aos actos… com a desculpa da crise, dos gastos com a educação e o rebéubéu pardais ao ninho, o governo mantém a cisma com a EVT e com o facto de serem dois professores a dar a disciplina, conclusão, toca a cortar. Só que numa disciplina fundamentalmente prática um só professor responsável é algo impraticável, daí a alternativa ser agora dividi-la em duas como acontece no 3º ciclo. Fica só um professor responsável por cada disciplina, mas o número de horas semanais mantém-se, isto vai traduzir-se na redução para metade do número de docentes, ficando desde já descartados todos os contratados.
Não se percebe como é que neste país se mexe tanto com a educação e é curioso ver que o verbo mais utilizado não é educar mas sim cortar. Ora analise-se a cronologia da disciplina e ouçam-se as palavras da criatura.

 10/03/2011


Ainda sou do tempo que tinha 2 disciplinas, Educação Visual e Trabalhos Manuais no total eram umas 8 horas e havia 3 professores. Depois de 1991 uniram-se as duas, reduziram-se horas e ficou de fora um professor. Assim permaneceu até 2001, quando se passou a ter aulas de 45 minutos em vez dos anteriores 50. Para o ano será o descalabro total.


Desde que o burburinho surgiu, há uns dois anos, que tenho pensado no que fazer perante a possibilidade de chegar o dia que serei considerado um excedente e não haver lugar para mim no ensino… nos próximos 20 anos.


Nenhum comentário: