terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Autolib


De vez em quando algo no campo automóvel desperta a minha atenção, seja pelo design, inovação ou conceito. Por estes dias fiquei a conhecer os Autolib, carros eléctricos de auto serviço que chegaram às ruas de Paris no dia 5 de Dezembro.
A filosofia do projecto é incentivar as pessoas a deixar os seus carros em casa e passar a utilizar estes veículos mais económicos e ecológicos, na tentativa de mudar os hábitos de transporte dos franceses, num complemento aos transportes públicos e aos táxis.
O Autolib é retirado numa estação e devolvido em qualquer outro dos dez pontos colocados à disposição em diferentes bairros da cidade. Para usufruir do serviço, o utilizador terá que ter um cartão, pago, pois claro. Depois de uma fase de testes, o projecto avança com 250 veículos, número que deve aumentar para 2 mil até Junho de 2012. Mas segundo o fabricante, para que o sistema seja rentável são necessários 80 mil utilizadores. A ideia segue o princípio das bicicletas Vélib, que funcionam na capital francesa desde 2007, mas o sistema de veículos de auto serviço já existe em outras cidades como Nova York. A inivação francesa é que os carros são totalmente eléctricos, a bateria tem capacidade para rodar 250km na cidade e 150km fora dela, com uma velocidade limitada a 130km/h.
As vantagens são inúmeras: ao invés de comprar um carro, aluga-se um por um determinado tempo, os problemas mecânicos deixam de ser nossa responsabilidade, haverá estacionamento e poupa-se no abastecimento já que o carro é eléctrico. O bolso agradece e o meio ambiente também.



Nenhum comentário: