sábado, 19 de novembro de 2011

Benetton


A empresa Benetton teve origem em Itália em 1955, quando Luciano Benetton que trabalhava como vendedor percebeu que as pessoas queriam cor nas suas vidas, em especial nas roupas. Vendeu uma bicicleta, comprou uma máquina de costura e passou a fabricar Sweaters. A boa recepção das suas peças motivaram-no a pedir ajuda à irmã e aos dois irmãos e depressa a marca se tornou num império familiar.
A roupa da Benetton, nos idos anos 90 era associada a pessoas com posses e classe, daí ter surgido a alcunha de “Betinhos” a quem vestia a marca Benetton ou similar.
Contrariando a aspecto mais formal da roupa e de quem a vestia, as campanhas publicitárias da marcam seguiam um rumo totalmente oposto. O fotografo Oliviero Toscani, responsável por muitas das campanhas na década de 90, fê-las de uma forma totalmente inovadora e ousada, retratando o mundo, a sida, o racismo e causando um impacto e polémica nunca antes visto.
Podemos não entender á primeira o que se está a querer vender. Roupa? Não. Mas sim uma marca e um conceito. Aqui ficam algumas imagens emblemáticas.


Um comentário:

A&P disse...

é interessante. não conhecia a história da marca.