terça-feira, 25 de outubro de 2011

Blogmania


(Escrito no início deste ano)
Este país sempre foi muito dado a modas e modas que se tornam febres. A maior parte das vezes basta aparecer nas notícias ou se falar sobre determinado assunto para a moda alastrar e se converter numa mania. Depois do youtube e do facebook, chegou a vez dos blogs.
A criação de blogs pessoais não é de hoje, mas muito recentemente começaram a virar febre, ao ponto de, actualmente, muitos cibernautas terem o seu blog ou até mesmo mais do que um (ainda estou para perceber como alguém consegue gerir 5 blogs, mas enfim). E há para todos os gostos e temáticas: culinária, moda, decoração, pensamentos e miscelâneas várias. Há quem se queira promover a ícone de moda e se fotografe todos dias e há quem fotografe os looks urbanos, mostrando que um blog nem precisa de palavras pois as imagens valem por si. Basicamente tudo é permitido, todos podem escrever o que apetece e colocar online para o país e o mundo.
Muito para além do simples colocar palavras e imagens expressando o que vai na alma, o blog tornou-se também num meio de expressão e exposição que desperta a curiosidade alheia, uma espécie de voyeurismo que leva alguém diariamente a consulta-los para ver o que fulano disse ou sicrano fez. E o sucesso do blog passa precisamente por esse vício que atraí, pelo número de visitas diárias, dos seus seguidores e dos comentários que são deixados. Muitos são outros bloggers que procuram ideias que é como quem diz, copianço. Até já aparecem queixas de quem viu as suas fotos e textos plagiados noutros blogs e blogs que conseguem reunir vários temas num só, sem expressar uma única ideia própria ou pelo menos tentar ser diferente de tudo o resto já visto. A verdade é que há quem queira “andar nesta moda” sem pensar muito, limitando-se a copiar as ideias dos outros.
E qual o propósito disto? Simplesmente alcançar alguma fama sem muito esforço nem trabalho, que é como o bom português gosta. Porque esta moda, como todas as modas, leva a um apogeu, que é o destaque de alguém em determinado momento. A prova disso está naqueles que escreveram sobre habilidades culinárias, dicas de moda e estética, aventuras sexuais, ideologias políticas humoradas e viram o seu “passatempo” reconhecido, ou melhor, o seu “hobbie virtual” ganhou um destaque tal que foram convidados a publicar livros, aparecer em programas de televisão e eventos. Depois é uma questão de bola de neve, quanto mais destaque alguém recebe, mais aparecem a querer seguir-lhes as pisadas na ânsia de também virem a ser conhecidos e falados. Esta elevação do estatuto de meros desconhecidos a bloggers famosos por conta própria, no fundo, é apenas mais uma moda do momento.

Nenhum comentário: