quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Healthy/Unhealthy

Gosto de cozinhar como já aqui referi, embora não seja uma cozinha 100% saudável, tento evitar certos produtos, nomeadamente pré-feitos, congelados e alguns enlatados. Não como salsichas há mais de um ano, pizzas congeladas também não, nunca usei caldos knorr, hambúrgueres faço-os com a carne picada de compra, uso cada vez mais vegetais, mas há certas coisas que não se conseguem evitar e outras que uma vez por outra servem para desenrascar. Foi o caso de umas almôndegas que enquanto estava a cozinhar tive curiosidade de ver a composição na embalagem. Realmente comemos coisas que nem nos passam pela cabeça… E’s, corantes, antioxidantes, intensificadores de sabor, conservantes, eu sei lá mais o quê. Mas os sustos não se resumem à carne, uns simples iogurtes (deliciosos por sinal), incluem os famosos E’s, corantes, fermentos, leite reconstituído (que raio é isto!) e pasme-se extracto de pimentão.
Depois de ler e pior, depois de comer, uma pessoa fica com a sensação esquisita de que acabou de cometer um grande erro que poderá vir a ser prejudicial no futuro. São estes componentes camuflados que só conseguimos evitar deixando de comer e optando por alimentos naturais e de preferência produzidos em casa. Temos que voltar às origens, fazer o que os nossos avós faziam, cultivar a terra, sermos os produtores dos nossos alimentos e comer menos mas melhor. Sigam o conselho, a natureza já não é o que era e nos supermercados ela anda muito artificial.
 

Um comentário:

Suzana disse...

Pois. O drama das nossas escolhas alimentares é esse. Escolhemos conveniência e preço em detrimento da qualidade. Felizmente, a tomada de consciência é agora muito mais fácil e as opções alternativas estão, de facto, muito mais próximas de todos. Eu por mim não como carne processada, menos ainda se não souber qual a sua proveniência e certificação. Para aí até à 3ª geração. ;)

Bom fim de semana!
xx