sexta-feira, 29 de julho de 2011

Restaurante

E como estou numa de culinária, fecho a semana a falar de um restaurante. Ex Abrigo da Alma, agora Alminhas ou simplesmente Almas como gosto de lhe chamar, é um dos melhores restaurantes “nova geração” da cidade de Tomar. Depois da mudança de instalações, para a rua da Sinagoga, este restaurante encontrou poiso num novo espaço, mais amplo, mais luminoso e mais personalizado. A decoração entre o rústico e a reinvenção do tradicional português procuram levar a quem lá entra, numa viagem às raízes da nossa cultura, pela visão e pelo paladar.
Logo à entrada deparamo-nos com uma fonte pitoresca e uma parede com 50 andorinhas, numa alusão a Bordalo Pinheiro. Mesmo em frente, os típicos galos de Barcelos pintam-se de preto e algures no balcão um Santo António veste-se de azul eléctrico, podemos ainda observar dois corações em croché, numa inspiração à arte da Filigrana. O espaço tem umas portas muito sui generis que indicam os lavabos e um pátio interior.
O ambiente é acolhedor e o atendimento amável, quase sempre com a presença anfitriã de uma das sócias.
A comida, essa continua apetitosa como no primeiro dia, familiar e reconfortante, confeccionada pelas mãos da outra sócia. Há sempre uma grande variedade de pratos, á volta de 6, que têm a particularidade de mudar todos os dias que o restaurante está aberto. Entre sopa, carne, peixe e vegetariano, os sabores são imprevistos e por vezes as misturas curiosas, já os doces vão do mais tradicional às inovações. Não vou citar nenhum em concreto, pois consultar a ementa á porta é sempre uma surpresa e monotonia é coisa que não existe nesta casa.
Quanto aos preços, afianço que são perfeitamente acessíveis, tendo a vantagem de optar por meias doses ou doses que dão para dois, ficando ambos satisfeitos e saciados. Como diz a outra “Comida verdadeira para pessoas verdadeiras” podia muito bem ser o lema deste restaurante.


Nenhum comentário: